Lesão de LCA: 5 dicas antes de fazer a cirurgia!
- Hassan Hamdan
- 29 de mai. de 2024
- 2 min de leitura

A cirurgia do ligamento cruzado anterior (LCA) é uma intervenção comum para reparar lesões desse ligamento crucial no joelho. Aqui estão cinco dicas para se preparar e recuperar da cirurgia de LCA:
1. Faça FISIOTERAPIA PRÉ-OPERATÓRIA
A fisioterapia pré-operatória tem o objetivo de preparar o paciente adequadamente para a cirurgia. Isso não só facilita a reabilitação pós cirúrgica, mas também ajuda a atender a certos critérios necessários antes do procedimento.
2. Tenha um BOM médico ESPECIALISTA em JOELHO
O médico de confiança pé fundamental nesse processo. O médico vai explicar o procedimento cirúrgico, os riscos, conversar sobre o que virá pela frente. É muito importante que o médico e o fisioterapeuta sejam parceiros, que "falem a mesma língua". Com profissionais atuando na mesma linha o paciente só tem a ganhar!
3. Tenha um BOM fisioterapeuta ESPECIALISTA em JOELHO
Assim como um bom médico, ter um bom fisioterapeuta é fundamental! O fisioterapeuta que atua com joelho saberá o que fazer em todas as fases da reabilitação! Fique atento, a reabilitação, a fisioterapia após a cirurgia de joelho é com condutas ATIVAS, ou seja com exercícios específicos.
4. Inicie a reabilitação o quanto antes, após o procedimento cirúrgico do joelho
É coisa do passado o paciente ficar 7...14 dias em casa após a cirurgia. O recomendado é que a fisioterapia inicie entre 24h a 72h após o procedimento!
5. Não pule etapas! Faça o TESTE de ALTA no tempo certo!
Seja paciente, não queira acelerar as coisas. A reabilitação do LCA leva tempo e são necessárias um bom número de sessões de fisioterapia. Cada etapa da recuperação dentro dos 9 meses (no minimo!!!) tem seus exercícios específicos e seus critérios para mudança de fases, e é fundamental que o fisioterapeuta acompanhe a evolução para realizar os testes de alta na hora adequada.
Seguir essas dicas pode ajudar a melhorar os resultados da cirurgia e a recuperação, permitindo um retorno mais seguro e eficaz às atividades diárias e esportivas.
Para aprofundar mais no tema veja este vídeo do meu canal do Youtube:
Comentários