O que é Luxação Patelar e como resolver?
- Hassan Hamdan
- 1 de mar. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 14 de mai. de 2024
O que é Luxação Patelar e como resolver?
O que é? A instabilidade patelofemoral, também conhecida como luxação da patela, é caracterizada por episódios nos quais a patela sai do seu lugar. Essa condição pode ser acompanhada por uma sensação de deslocamento ou "sair do lugar" do joelho, dor intensa, inchaço e dificuldade para dobrar ou estender completamente o joelho. A condição afeta principalmente jovens e mulheres, representando cerca de 3% de todas as lesões no joelho.
Causas: Displasia troclear (má formação do fêmur),
Inclinação lateral da patela (> 20º),
Patela alta,
Trauma direto,
Insuficiência do ligamento patelofemoral medial.
O tratamento:
🏋Não cirúrgico: envolve fisioterapia especializada e é a opção para casos de primeira luxação. O tratamento deve começar precocemente, logo após a luxação ocorrer.
💉Cirúrgico: Considerado o melhor tratamento (padrão-ouro), geralmente recomendado após o segundo episódio de deslocamento da patela. A fisioterapia pré-operatória é necessária antes da cirurgia. Após o procedimento cirúrgico, a fisioterapia especializada deve ser iniciada o mais rápido possível.
💪Com a cirurgia e uma fisioterapia adequada, é possível retornar às atividades esportivas e outras atividades sem restrições.
Deixe seu comentário!
E me acompanhe nas redes sociais!
📚Waterman,2012; 📚Balcarek, 2014; 📚Jaquith, 2017; 📚koh,2015.
Comentarios