Dor no joelho o que pode ser?
- Hassan Hamdan
- 13 de mai. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 29 de mai. de 2024
Dor no joelho pode ter diversas causas, desde lesões traumáticas (que são aquelas com mecanismo causador, chamadas de lesão aguda) há lesões não traumáticas (que são aquelas com evolução progressiva causadas por esforço repetitivo ou por uso excessivo.
Abaixo trago a vocês uma lista dos problemas mais comuns que podem causar dor no joelho:
Lesões ligamentares: Geralmente relacionadas à mecanismo de lesão como entorses e trauma direto podendo haver lesão nos ligamentos como o ligamento cruzado anterior (LCA), o ligamento cruzado posterior (LCP), o ligamento colateral medial (LCM) e o ligamento colateral lateral (LCL), podem causar dor e instabilidade no joelho.
Lesões meniscais: Lesões no menisco podem ter caráter degenerativo (o menisco pode se tornar mais frágil e suscetível a lesões mesmo com atividades cotidianas) ou traumático (como torções ou trauma direto. Independentemente da causa, as lesões no menisco podem variar em gravidade, desde pequenos rasgos até rupturas completas.
Tendinite: O termo mais correto é tendinopatia, se for na frente do joelho ela pode ser do tendão patelar ou do tendão do quadriceps (tendão quadricipital). Se for na região do lado de dentro do joelho podemos estar diante de uma tendinopatia da pata de ganso.. E na região de tras do joelho é muito comum estamos diante de uma tendinopatia dos flexores (biceps femoral ou semitendíneo).
Condromalácia patelar:
O termo mais correto é condropatia patelar. É uma condição na qual a cartilagem sob a patela entra em processo de desgaste. O que poucos comentam é que a cartilagem não possui nervos, ou seja, não dói, por isso que muitas vezes estamos diante de outros problemas e causadores de dores e o desgaste da patela foi um achado acidental.
Os sintomas da condropatia patelar podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem:
Dor na frente do joelho, especialmente ao subir ou descer escadas, agachar-se, ficar sentado por longos períodos ou durante atividades físicas.
Sensação de estalos ou crepitações ao dobrar ou esticar o joelho.
Inchaço ocasional ao redor da patela.
Rigidez ou dificuldade em endireitar completamente o joelho.
O diagnóstico da condromalácia patelar geralmente é feito com base na história clínica, exame físico e, em alguns casos exames de imagem podem ser solicitados para descartar outras condições.
Artrite:
Artrite, artrose, osteoartrose, gonartrose são todos termos iguais para um mesmo problema. É uma condição degenerativa da articulação que afeta a cartilagem, os ossos e outros tecidos articulares desenvolvendo-se lentamente ao longo do tempo, à medida que a cartilagem que reveste as superfícies articulares do joelho se desgasta.
As principais causas da artrose no joelho incluem: desgaste natural, lesões articulares anteriores, obesidade, fatores genéticos, sedentarismo e desalinhamentos importantes.
Bursite:
As bursas atuam como almofadas protetoras para reduzir o atrito e distribuir a pressão nas áreas ao redor do joelho durante a movimentação. Quando as bursas estão inflamadas pode ocorrer uma condição chamada bursite, que pode causar dor, inchaço e limitação do movimento no joelho.
Fraturas:
Uma fratura no joelho refere-se a quebra em qualquer um dos ossos que compõem a articulação do joelho, incluindo o fêmur (osso da coxa), a tíbia (osso da canela) e a patela (rótula). Essas fraturas podem variar em gravidade, desde pequenas fissuras até fraturas completas em que o osso se divide em duas ou mais partes
Para aprofundar mais no tema veja este vídeo do meu canal do Youtube:
Comentários